Inovar na comunicação se tornou um feito muito admirável, uma vez que, na internet "tudo já existe". Aí vem a pergunta: como inovar sem usar o meme do garoto de mocassim? Bem, para aqueles que ainda seguem tentando, preparamos algumas tendências que devemos ficar de olho em 2019, pra ajudar você nas melhores formas de inovar na comunicação.
Ei Senhor, com licença, poderia fazer um viral para mim?
Essa pedra já está sendo cantada desde 2016! O vídeo entrega o conteúdo pronto sem fazer as pessoas pensarem muito, tem feito mais sucesso que os textões. Já as redes sociais entenderam o recado e mais de 60% dos conteúdos são em vídeo, além disso, uma pesquisa realizada, mostra que mais de 57% dos consumidores se sentem mais à vontade em comprar algo depois de assistir um vídeo sobre o produto. Veja a pesquisa Video Views, no blog Thinking Google!
Mais uma das formas de inovar na comunicação é entender como anda o seu relacionamento com o cliente? Esse é o momento de estreitar as relações e pensar na experiência que o seu cliente está tendo na prestação de serviço da sua empresa. Não precisa ficar dando presentinho para ele e pensar que isso vai retê-lo! Entregue solução, saiba desde o começo qual o objetivo dele e faça o possível para entregar o melhor - 50% da experiência está garantida. "Nada adianta uma boa comunicação, sem uma ótima experiência", Maurity Cazarotti, Sócio Diretor da Inspire.
O storytelling é uma forma de contar histórias, encantar clientes e gerar relevância para o público. Se as suas campanhas não estão alcançando o público que o seu cliente quer, repense a forma como a comunicação está contando a sua história. Ressalta a solução? Gera relevância? Faça essas perguntas para si mesmo e sua equipe! Se as respostas estiverem sendo negativas, esse é um momento de repensar o como está contando a sua história.
Demorou um tempo, mas, as pessoas começaram a pensar sobre diversidade e passaram a comunicar para nichos de forma estratégica. Falar de inclusão é também comunicar de forma mais solidária, levar informação democrática para todos os públicos e, como consequência, ganhar o respeito e a fidelidade dele também. Já ouvir falar da ação "Pra Cego Ver"? É algo simples e que ajuda pessoas com deficiência visual a montarem os cenários das comunicações das marcas nas redes sociais por meio da descrição das imagens em texto. Uma ação que não tem custos, mas que transforma o modo como nos preocupamos com as pessoas.
E aí!? Conseguiu visualizar formas de inovar na comunicação que podem servir para a sua empresa? Que tal colocar algumas delas em prática esse ano e começar a testar? Lembre-se, querendo acelerar a performance da sua comunicação, conte com a Inspire. Trabalhamos com foco em resultados e elevamos o nível da sua comunicação para o melhor patamar.