Muitas áreas foram e ainda estão sendo afetadas, como a economia, educação, cultura e por aí vai.
Na comunicação não foi diferente.
As marcas tiveram que transformar o jeito de falar com o consumidor, uma vez que os hábitos de consumo foram completamente afetados.
Como o assunto dá pano pra manga, a gente fez esse blog super especial com todas as reflexões acerca do tema.
Empresas que estabeleceram uma maior interação com o seu público saíram em vantagem, uma vez que os métodos de compra/venda sofreram boas transformações.
A troca de informações passou, portanto, a ser imprescindível.
Para se manter relevante para o consumidor tornou-se urgente conhecê-lo com mais profundidade.
Saber os seus gostos, entender quem influencia em sua rede de relacionamento, ter a sensibilidade de identificar o melhor momento para posicionar uma oferta ou uma cobrança, ser perspicaz para identificar fluxos – ainda que inusitados – e agir.
Essa é bastante óbvia, mas precisa ser evidenciada.
Os negócios que não se adaptaram ao meio online estiveram fadados a fechar as portas.
Seja com redes sociais ativas ou a aventura de um e-commerce, o universo do consumo sofreu MUITAS transformações.
Assim, o e-commerce está cada vez mais solidificado, o consumidor estreitou os laços com o digital e o isolamento social fez com que muitos se rendessem ao mundo virtual.
Todos os setores buscaram maneiras de se reinventar, de fazer diferente, de fidelizar o público e de sobreviver em meio à tantas incertezas.
Por isso, estar sempre atento às tendências do mercado, às variáveis, aos concorrentes e no que pode ser feito de diferente é fundamental para manter o seu negócio aquecido.
Por fim, mas não menos importante, está o fato de que o consumidor está cada vez mais atento aos seus direitos, valorizando empresas que pratiquem o cuidado com o outro.
Humanização nas relações é a chave de tudo!
Não é à toa que houve um movimento forte de valorização do pequeno empreendedor e dos comércios locais.
Empatia é a palavra da vez e se você consegue colocá-la em prática, está passos potencializando sua relação com o seu público.
Conheça o Instagram da Inspire: @inspiredialogos
Entre em Contato com a Inspire !