Como empreendedor, é claro que o seu objetivo maior é levar o seu produto ou serviço a cada vez mais pessoas e, consequentemente, vender mais. Existem muitos exemplos de estratégias de crescimento empresarial, com destaque a matrizes e planos de marketing.
Selecionamos um conjunto de quatro estratégias de crescimento de negócios, desenvolvida por Igor Ansoff, que se baseiam na relação entre produto/serviço oferecido pela empresa e o mercado em que atua. A Matriz de Ansoff, também conhecida por Matriz Produto Mercado, revela uma relação entre inovação e conquista de novos mercados.
Assim, vamos entender melhor e ver como elas podem ser úteis para o seu negócio? As quatro estratégias propostas por Ansoff são:
Visa o crescimento de market share, ou seja, da força de sua marca dentro do mercado competitivo. Para isso, é preciso fidelizar clientes com o auxílio de softwares de CRM.
Portanto, essa não é uma estratégia que envolve criação de novos produtos e nem a conquista de novos mercados. É baseada na sua consolidação do seu negócio no ramo em que já atua e com os clientes atuais.
Para isso, foco total em conhecer mais profundamente as necessidades e dores dos seus clientes e traçar uma campanha de marketing para eles.
Por outro lado, uma vez que você tem sua marca consolidada no mercado, com força competitiva e reconhecimento, é hora de desenvolver os produtos. Ampliar a linha de produtos, abrir espaço para a criação de novas frentes de atuação e de serviços é uma estratégia fundamental para aumentar suas vendas.
Essa estratégia busca levar os seus produtos a novos mercados. Se sua atuação é local, que tal pensar em expandir para outras cidades? Há a possibilidade de oferecer o serviço ou produto online? A criação de um e-commerce pode transformar seu alcance de mercado.
Assim, com seu mercado de atuação consolidado, pensar na expansão e desenvolvimento de mercado é bastante pertinente. Aqui, Ansoff propõe que você leve os seus produtos/serviços que já são fortes (dos quais você é referência) para novos espaços e públicos.
Uma vez que o mercado principal está consolidado e novos produtos podem ser desenvolvidos e ter uma atuação em áreas inéditas, é a hora de juntar todas as estratégias. O que isso quer dizer? É a hora de levar o novo produto ao novo mercado, ou seja, juntar o desenvolvimento de produtos/serviços ao desenvolvimento de mercado.
Portanto, com a matriz esclarecida, fica evidente que para colocá-la em prática é importante que você pense a melhor forma de fazer isso. Para tanto, considerar estratégias de marketing e desenvolvimento digital é essencial. Desta forma, não dá para focar em inovação e expansão sem considerar o marketing como um forte aliado.
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