Por que o meu negócio não dá certo nas redes sociais? - Inspire
  • Início
  • Inspire
  • Clientes
  • Storyfolio
  • Blog
  • Contato

Por que o meu negócio não dá certo nas redes sociais?

26 de junho de 2020

Mas e aí, por que o meu negócio não dá certo nas redes sociais? Me falaram que o mundo estava lá esperando a minha empresa, que meu cliente estaria lá curtindo, comentando e compartilhando tudo que eu colocasse lá! Redes sociais e marketing digital são uma falácia pro meu negócio? Vamos ver isso nas próximas linhas!

 

 

Em alguns anos oferecendo soluções de marketing digital para empresas uma das principais objeções, além do preço, sempre foi: “Cara, nunca vi retorno do que eu fiz nas redes sociais. Só gastei!”.

 

Conversando um pouco mais descubro duas vertentes. A primeira e mais óbvia é que, praticamente todos eles tentaram fazer sozinhos e, muitas vezes, a falta de conhecimento das plataformas faz com que o erro seja fatal. A segunda é que eles contrataram uma “empresa”. Coloquei entre aspas pra deixar claro que quase nunca são empresas especializadas de verdade.

 

Identificando o problema!

 

Bom! Falando em números, geralmente conseguimos reverter essas objeções em 2 a cada 3 prospects, mostrando nosso portfólio e resultados dos nossos clientes. Após começar o atendimento começamos a enxergar um outro problema. A ansiedade dos clientes! No início da Inspire, em menos de 3 semanas do começo do contrato já tínhamos clientes insatisfeitos com os resultados. Isso mesmo! Com menos de 1 mês. No início da nossa empresa, alguns cancelavam os contratos com pouco mais de um mês. Um erro totalmente nosso, por não alinharmos expectativas, por isso, agora seguimos uma metodologia de onboarding que melhorou muito o nosso churn (taxa de cancelamento), mas isso não vem ao caso no artigo de hoje.

 

Liberdade criativa!

 

Outro grande fato sobre o motivo de uma empresa não conseguir sucesso nas redes sociais, além do fato de tentarem sozinhas, contratarem “empresas” e não saberem esperar o tempo de maturação das estratégias digitais é o fato de não darem a liberdade criativa para o prestador do serviço.

 

 

Não estamos falando que liberdade criativa é viajar na maionese e fazer coisas sem sentido, mas, de dar a liberdade de propor uma linguagem diferente da habitual, ou melhor, de sair da caixa que o dono do negócio acredita ser a única que existe. Muitas vezes, propondo soluções criativas esbarramos na burocracia criativa do gestor do negócio, sendo um problema em muitas empresas de marketing digital e razão de muitos cancelamentos de contratos.

 

Gestor não se envolve no projeto

 

Outro grande problema é o não envolvimento do gestor (contratante) ou a falta de um responsável pelo projeto de marketing digital dentro da empresa que, de preferência, entenda a dinâmica de projetos. Não é uma necessidade ou obrigação o entendimento de comunicação, marketing e suas nuances, mas, é importante saber como funciona cada participante e suas responsabilidades. Em muitos casos, o gestor deixa para uma pessoa o papel de analisar e aprovar a comunicação proposta, mas para isso é necessário um alinhamento muito preciso entre as partes, para que todos cumpram o papel dentro do projeto, caso contrário existirá uma falha na comunicação interna e, por consequência, uma perda de qualidade na comunicação proposta.

 

Falta de investimento em mídia paga

 

Por fim a falta de investimento em mídia paga. Hoje e cada vez mais, os resultados orgânicos da comunicação via redes sociais vem só diminuindo, tornando a visibilidade das empresas cada vez mais restrita. O investimento em mídia paga faz com que a mensagem chegue até o público-alvo, aumentando a taxa de sucesso da comunicação. Existem casos onde o cliente que contrata serviços de comunicação não separa uma verba para investimento em mídias pagas, confiando na parte orgânica (não paga) da comunicação, o que é um erro. Ter previsibilidade e continuidade de investimento é uma das chaves de sucesso para a sua estratégia de marketing digital dar certo.

 

E você? Se chegou até aqui foi por que talvez a sua empresa não tenha tido êxito em ações de marketing digital. Você sentiu alguma dessas dificuldades? Que tal compartilhar com a gente. E melhor! Que tal enviar uma mensagem pra gente conversar sobre os seus desafios para 2020? Começar um planejamento vai fazer com que a sua empresa saia na frente dos concorrentes.


Compartilhe:

Últimas postagens

Ganhe dinheiro com o Google
15 de janeiro de 2021
Experience Company: tudo que você precisa saber sobre nós
12 de março de 2020
Customer Experience e Marketing Digital, o Match Perfeito
18 de fevereiro de 2020
Porque investir na marca da minha empresa?
23 de março de 2018

Redes Sociais

Fique por dentro de todas as novidades

Inspire Topics

Comentários

Inspire-se

Construímos diálogos com planejamento focado em resultado. Entregamos serviços criativos, inovadores e com objetivos claros, porque somos apaixonados por desafios e inspirados pelo Wow dos nossos clientes.

Serviços

• Vídeos e trilhas digitais

• Treinamentos

• Criação de apresentação de impacto

• Criação e renovação de branding

• Inbound marketing

• Serviços de Design Thinking

• Criação de mídias criativas

• Criação e gestão de conteúdo para Mídias Digitais

Contatos

Telefones:
(34) 9 9656-6644 • (34) 9 9643-4064

E-mail:
inspire@inspiredialogos.com.br

Instagram:
@inspiredialogos

Facebook:
/inspiredialogos

Parceiro