Você já deve ter visto o filme “A procura da Felicidade”, onde o ator Will Smith sai pelas ruas para vender um produto pesado, para um público específico e com muitas dificuldades de locomoção. O filme retrata uma época onde o máximo de tecnologia de comunicação existente era o bom e velho telefone. Mas, e se o Will Smith pudesse usar Inbound Marketing? Como funcionaria?
Will saía para vender seu scanner em clínicas médicas (público-alvo), porém, ninguém o conhecia (autoridade). Tentar cortar caminho do funil de vendas e sair da Boca, para o Fundo do Funil, direto, com listas frias (ligações ou abordagem porta-a-porta) é como bater de porta em porta sem construir relacionamento, sem falar no gasto em esforço, tempo e dinheiro, por isso a importância de manter uma cadência em cada etapa do funil, sem falar que é necessária a montagem de uma boa estratégia para abordagem desses clientes em cada ponto de contato. Veja como funciona o funil na imagem abaixo!
E se Will pudesse usar Inbound Marketing, ele atrairia clientes e não sairia no escuro, em busca de oportunidades. Mas como fazer? A atração de clientes, dentro do funil de vendas é o primeiro passo, fazendo com que pessoas visitem o site da empresa, usando estratégias como o SEO (Search Engine Optimization), que consiste na otimização de palavras-chave internamente, em sites, para melhora de posicionamento nos mecanismos de busca e o SEM (Search Engine Marketing) que visa as palavras-chave para anúncios em mecanismos de busca, como o Google e o Bing, por exemplo.
Além disso, atrair pessoas para o site envolve uma boa estratégia de Redes Sociais e conteúdo para blogs, aliados a uma boa ação de parceria com players do mercado que complementem o seu serviço (Co-Branding) e que podem ajudar a levar mais pessoas até o seu site, ou seja, se Will Smith pudesse fazer uma ação dentro do site ou rede social de uma clínica ou formador de opinião ligado ao mercado de saúde, isso facilitaria muito a visibilidade do seu produto.
Will fazia tudo junto. Batia na porta, apresentava o produto e tentava vender. O grande problema nisso é que, sem que o público considere a possibilidade de adquirir um produto fica muito mais difícil efetivar essa venda, por isso, a conversão e o relacionamento com o LEAD é tão importante. Daí a importância de estratégias para MQL (Marketing Qualified Leads, ou, Leads Qualificados de Marketing), que são aqueles Leads que sabem do problema e consideram adquirir uma solução, para que haja posteriormente um mecanismo de relacionamento constante, até que ele se transforme em um LEAD Quente, ou SQL (Sales Qualified Lead ou Lead Qualificado de Vendas).
Percebeu que a venda do produto em si acontece após um caminho de “sedução” com o cliente, no sentido de envolve-lo em uma estratégia de conteúdo? A venda é só um dos passos, ou melhor, o FECHAMENTO, já que a venda começa na atração. Hoje, estima-se que a maior parte da jornada de compra de um cliente está no meio digital, por exemplo, 79% da jornada de compra de um smartphone, por exemplo, passam por touchpoints online, segundo o próprio Google.
A grande chave! Você pode vender uma vez, mas, continuar vendendo é a grande arte. Recorrência é o desejo de 10 entre 10 empresários e isso só ocorre por dois grandes motivos: Bom relacionamento/atendimento, aliado a um bom produto. De nada adianta uma grande estratégia ser executada em todos os meios de comunicação da sua empresa e nas disponíveis no mercado, se você não responde ao cliente, não mantém as portas abertas para tirar dúvidas e se você não sustenta, constantemente, sua comunicação voltada para nutrição desses Leads que agora são Clientes.
Se o Will pudesse usar Inbound Marketing, além de vender o scanner, poderia ter uma estratégia de automação de marketing, onde enviaria, semanalmente ou quinzenalmente, materiais como: e-books, vídeos, infográficos, promoções... e, com isso, geraria mais recorrência, tanto da imagem da sua marca na cabeça dos clientes, como uma possível recorrência de vendas do seu produto ou serviço.
Agora eu te pergunto. E se você pudesse usar Inbound Marketing continuaria vendendo como o Will?